Nossos Serviços

NOSSOS SERVIÇOS

O CRIO atua de maneira interdisciplinar, transparente e, principalmente, com respeito ao ser humano. O equipamento é importante, tanto que temos um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer do Ceará. Porém, também acreditamos que o apoio ao paciente que enfrenta o câncer é fundamental na sua recuperação. E é aí que entra um tratamento imbatível: o amor.

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento que combate o câncer com medicamentos, chamados de antineoplásicos e só podendo ser administrados em um centro de referência oncológico, devido a sua complexidade. Alguns pacientes toleram muito bem o tratamento, mas a maioria apresenta graus variados de efeitos colaterais. Os principais efeitos são: enjoo, vômitos, diarreia, queda da imunidade e perda de cabelo. Esses efeitos são normalmente transitórios e podem ser amenizados com a orientação da equipe multidisciplinar. Em parceria com a cirurgia, a radioterapia e a imunoterapia (recente avanço que permite que seja utilizado o sistema imunológico no combate à doença), a quimioterapia é considerada um dos pilares na luta contra o câncer.

Radioterapia

A Radioterapia é uma modalidade clínica que utiliza radiações ionizantes para combater o câncer. As doses de radiação e o tempo de aplicação são avaliados de acordo com o tipo e tamanho do tumor. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70% dos pacientes com diagnóstico de câncer serão submetidos à radioterapia em alguma fase de seu tratamento.

A Radioterapia é utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer, como, por exemplo: o câncer do pulmão, da mama, da próstata e câncer do colo uterino. A radioterapia é muitas vezes realizada após a cirurgia, em associação ou não com a quimioterapia. Hoje existem novas técnicas envolvendo a radioterapia.

Buscando acompanhar o desenvolvimento da radioterapia, que vêm apresentando uma importância cada vez maior no tratamento do câncer, através do aumento de suas indicações e de seus resultados cada vez mais promissores, o serviço de radioterapia do CRIO vem investindo em tecnologia, adquirindo novos equipamentos com maior precisão na delimitação da área irradiada, levando a uma maior preservação dos tecidos sadios e consequentemente, um aumento na probabilidade de controle da doença e a uma melhor qualidade de vida.

Hormonioterapia

A hormonioterapia pode ser injetável ou oral, e também é um tratamento efetivo no controle e na cura do câncer. Os principais tipos de câncer que requerem a hormonioterapia são o câncer de mama, de próstata e de endométrio. Apesar de ser um tratamento melhor tolerado do que a quimioterapia, alguns efeitos colaterais são comuns, como: aumento das varizes, perda da libido, dores articulares e osteoporose.

Ambulatório

O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) além de oferecer os serviços de tratamento oncológico, como radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e cirurgias também preocupa-se com a prevenção, detecção precoce e diagnóstico do câncer. Visando ainda a prevenção e diagnóstico, o CRIO mantém um ambulatório especializado nas seguintes áreas para consultas e exames: ginecologia, mastologia, câncer cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, urologia, proctologia, ambulatório da dor, sistema digestivo e pulmão.

Equipe multidisciplinar

Encontramos no CRIO um grande leque de serviços e, para comandá-los, contamos com uma equipe multidisciplinar com 25 profissionais nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição e serviço social.